Valdemiro Rocha debate com o presidente da cooperativa Asamonia a importância do registro de cooperativas no Sistema OCB

Valdemiro Rocha e Ricardo Ferreira

O presidente do Sistema OCB/Sescoop-AC, Valdemiro Rocha, recebeu na tarde desta segunda-feira (14) o presidente da Cooperativa dos Pequenos Produtores Rurais do Projeto de Assentamento Amônia – Asamonia, Ricardo Ferreira, para uma conversa sobre o papel do Sistema, e sobre a importância da cooperativa estar devidamente registrada junto à Organização das Cooperativas Brasileiras, órgão responsável por representar política e institucionalmente as cooperativas perante a sociedade, poderes público e privado, preservando a unidade do sistema cooperativista.

Localizada no município de Marechal Thaumaturgo, a nova cooperativa solicitou assessoria técnica especializada do Sistema OCB/Sescoop-AC para dar início ao processo de registro e regularização junto à OCB.

Na oportunidade, Valdemiro Rocha destacou a importância da cooperativa se registrar junto à OCB:

“A Lei nº 5.764/71, no art. 107, determina que as cooperativas, para seu funcionamento, devem se registrar na OCB. E é por meio deste registro que a OCB declara, após regular processo de verificação, que os atos constitutivos de determinada pessoa jurídica estão em conformidade com a legislação aplicável, reconhecendo-lhe a natureza jurídica própria de sociedade cooperativa, podendo então usufruir de todos os direitos e deveres que lhe conferem dentro do Sistema OCB/Sescoop-AC, como por exemplo, representação institucional, capacitação e formação profissional, além de monitoramento das atividades de gestão da cooperativa. ” Pontuou.

Dentre os direitos após o registro na OCB, podem-se destacar:

– A declaração de que a pessoa jurídica atende aos requisitos essenciais para funcionar como tipo societário “sociedade cooperativa”;

– O direito de usufruir de todas as ações, inclusive a defesa do modelo perante os Três Poderes, todos os serviços, programas e projetos executados no âmbito do Sistema OCB e suas organizações estaduais, desde que a cooperativa esteja regular com suas obrigações e atendidas as condições para participação.

Ricardo Ferreira, ressaltou que o apoio do Sistema OCB/Sescoop-AC será indispensável para o desenvolvimento da cooperativa:

“O apoio do Sistema OCB/AC, será indispensável para o funcionamento da Asamonia, uma vez que a cooperativa é um modelo de negócio diferente de todos os outros. Além de podermos ter uma representação institucional, teremos investimentos no aperfeiçoamento da autogestão do nosso negócio, o Sescoop irá contribuir para qualificar não só os empregados, mas também os dirigentes, gestores e todos os cooperados envolvidos.” Destacou, o presidente da Asamonia.

Compartilhe

Deixe seu comentário

ÚLTIMAS NOTÍCIAS