Organização das Cooperativas Brasileiras no Acre

O Sistema OCB/AC é constituído pela junção de três importantes instituições: A Confederação Nacional das Cooperativas (CNCoop), a Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado do Acre (OCB/AC) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Acre. Nascemos com o objetivo de unir pessoas que acreditam no cooperativismo como modelo socioeconômico capaz de transformar nosso Estado em um lugar mais justo e com melhores oportunidades para todos. É responsável pelas atividades de formação profissional, monitoramento e promoção social das cooperativas do Estado.

O Sistema proporciona orientação e apoio para a gestão eficiente do setor, oferecendo cursos, treinamentos, palestras e seminários que integram e fortalecem as sociedades cooperativas, atuando em benefício do crescimento e desenvolvimento do cooperativismo acreano.

Missão

Promover um ambiente favorável para o desenvolvimento das cooperativas acreanas, por meio da representação político-institucional.

Mapa estratégico

Como o cooperativismo quer ser no futuro? Para chegar lá, primeiro é preciso organizar nossos sonhos e traçar os caminhos para torná-los realidade. Conheça o Mapa Estratégico da OCB e saiba mais sobre esse trabalho construído a várias mãos.

Acesse aqui o documento.

Fazer o download

O que o Sistema OCB/AC faz pelas cooperativas acreanas?

  • Efetiva a inserção das cooperativas no sistema de representação nacional por meio da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB);
  • Articula propostas e parcerias de cunho político junto aos órgãos públicos municipais, estaduais e federais para reivindicar os assuntos de interesse das cooperativas registradas;
  • Promove a capacitação de cooperados, empregados e dirigentes cooperativistas por meio de cursos, treinamentos, seminários, congressos e eventos de promoção social, o que permite o acompanhamento do segmento em diversas áreas;
  • Orienta permanentemente o segmento nos âmbitos jurídico, técnico e contábil;
  • Fomenta a intercooperação no sistema;
  • Integra-se ao sistema cooperativista nacional e mundial na preservação e aperfeiçoamento dos seus princípios.

ATUAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO DAS COOPERATIVAS BRASILEIRAS NO ACRE – OCB/AC (CNCOOP, OCB/AC e SESCOOP/AC)

Nascemos com o objetivo de unir pessoas que acreditam no Cooperativismo. Veja abaixo a lista de funções e frentes de atuação das instituições que juntas formam o Sistema OCB/AC.

CNCOOP

A CNCOOP é a entidade sindical de grau máximo de todas as cooperativas, que coordena o Sistema Sindical Cooperativista para defender os interesses da categoria e buscar avanços. Sempre sustentada pelos princípios cooperativistas de democracia, autonomia e intercooperação, busca cumprir o seu dever de representar sindicalmente as cooperativas, fortalecendo o cooperativismo como um todo.

O CNCOOP atua representando sindicalmente as cooperativas, buscando o equilíbrio nas relações de trabalho com seus empregados. Como confederação patronal, tem papel fundamental nesse processo que envolve a participação das federações e os sindicatos de cooperativas. Nessa missão, ela também auxilia nos locais em que não há federações e/ou sindicatos de cooperativas organizados e atua em diversas esferas para promover os interesses da categoria econômica das cooperativas.

Diretrizes

  • Estruturar o sistema sindical cooperativista;
  • Consolidar a legitimidade sindical cooperativista;
  • Atuar na defesa dos interesses do cooperativismo.

OCB/AC

A organização das Cooperativas Brasileiras no Acre é responsável pelo fomento e defesa do sistema cooperativista acreano perante as autoridades constituídas e à sociedade, apresentando o cooperativismo como solução para um mundo mais justo, feliz, equilibrado e com melhores oportunidades para todos.

Como atuamos?

  • Dando voz as cooperativas do Estado do Acre;
  • Promovendo um ambiente favorável para o desenvolvimento das cooperativas;
  • Representando política-institucionalmente as cooperativas acreanas;
  • Mostrando os benefícios que o cooperativismo é capaz de trazer;
  • Desenvolvendo produtos e serviços de orientação técnica para contribuir com a sustentabilidade das cooperativas.
  • Representando perante os poderes públicos e privados os direitos e interesses gerais das cooperativas acreanas;
  • Preservando a identidade e a unidade do Sistema Cooperativo.

SESCOOP/AC

O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Acre é um órgão descentralizado, instituído pelo seu Conselho Nacional, vinculado à OCB/AC, e tem como finalidade promover e executar ações em três eixos: a formação profissional, o monitoramento e a promoção social no âmbito do estado do Acre.

Missão

O Sescoop/AC tem a missão de promover a cultura cooperativista e o aperfeiçoamento da gestão para o desenvolvimento das cooperativas acreanas. Nosso papel é disseminar boas práticas do setor, inspirando o conjunto das cooperativas a fazer seu melhor, com ainda mais transparência na gestão e legalidade no funcionamento.

Veja aqui um pouco da história do Sistema OCB-Sescoop/AC por meio desta linha do tempo, criado para você que tem interesse em saber mais sobre o cooperativismo acreano.

1973 – Organização das Cooperativas do estado do Acre – OCEA

Em 18 de abril de 1973 foi aprovado pela Assembleia Geral Extraordinária o órgão representativo do movimento cooperativista junto à Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), ao governo e demais instituições estaduais, a Organização das cooperativas do Estado do Acre, sigla OCEA. Sociedade civil, sem fins lucrativos, com sede e foro na Avenida Nações Unidas, Bairro Estação Experimental, em Rio Branco – Acre, sem nenhuma denominação como entidade sindical.

1999 – Origem SESCOOP/AC

No dia 2 de outubro de 1999, na sede da Organização e Sindicato das Cooperativas do Estado do Acre – OCEA, com 26 participantes, entre eles o então presidente Tristão Silveira, foi aprovado o regime interno do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Acre – Sescoop/AC, apresentado e empossado seu Conselho Administrativo que tinham consonância com o Conselho de Administração da OCEA. Na ocasião também foram escolhidos os conselheiros da área Fiscal e seus suplentes, e aprovado por unanimidade, Valdemiro Rocha como superintendente da unidade.

2003 – Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado do Acre

Dia 26 de julho de 2003 foi realizado a alteração do Estatuto da Organização e Sindicado das Cooperativas do Estado do Acre – OCEA, com a mudança em sua nomenclatura para Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado do Acre – OCB/AC, a reformulação devidamente registrada em cartório não possui nenhuma observação ou documento sobre registro sindical patronal.

Em 23 de julho de 2004, foi aprovado a transformação das administrações Estaduais do Sescoop, a condição de Matriz, conforme o parecer atribuído ao disposto n ° 12 do artigo 13 da instrução normativa SRF n° 200.

Dia 30 de abril de 2005, foi reformulado o estatuto do Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado do Acre – OCB/AC, em relação aos objetivos, direitos e deveres da instituição, sua autogestão, manutenção, eleições e orientado o foro da entidade, na cidade de Rio Branco – AC, rua Chile, bairro Habitasa.

De acordo com a resolução n° 37 de 29 de junho de 2005, foi aprovado a alteração da pessoa física responsável perante o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica -CNPJ, considerando que cada unidade estadual do Sescoop possua seu gestor e este será responsável diante ao CNPJ.

No dia 30 de abril de 2007, foi feito a 4° alteração do estatuto social do Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado do Acre – OCB/AC, relacionado a constituição da entidade, que é formada por cooperativas singulares, centrais, federações e confederações de quaisquer ramos, suas obrigações como entidade sindical, direitos e deveres, conselho diretor composto por 7 membros, conselho fiscal com 3 membros, conselhos especializados estruturados por ramos cooperativistas composto por seus diretores, conselho de ética com 6 membros, o cargo da superintendência, órgão auxiliar da presidência da OCB/AC e ao patrimônio e manutenção da organização, que permite a posse de bens móveis e imóveis dentro de suas possibilidades financeiras.

2009 – Novo endereço da OCB e Sescoop/AC

Em 18 de março de 2009, foi realizado com o Conselho Diretor do Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado do Acre, com o presidente Valdemiro Rocha e o superintendente Emerson Gomes, Assembleia Geral Ordinária para a alteração do endereço da sede administrativa da OCB e do Sescoop/AC, que passou a funcionar na Rua Coronel Alexandrino, Bairro Bosque em Rio Branco – Acre.

2013 – A Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado do Acre – OCB/AC

No dia 16 de janeiro de 2013 foi realizado durante Assembleia Geral Extraordinária, a 6° alteração do Estatuto Social da OCB/AC, onde o principal assunto debatido foi a mudança na denominação da instituição, com a exclusão de qualquer referência a entidade de natureza sindical, já que a Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado do Acre não detém essa condição.

05 de abril de 2017 foi realizada a Assembleia Geral Ordinária, com a eleição e posse da diretoria, conselho fiscal e de ética, o secretário geral e presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado do Acre.

  • Presidente
  • Manoel Valdemiro Francalino da Rocha
  • Superintendente
  • Emerson Costa Gomes