Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Acre

O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Acre é um órgão descentralizado, instituído pelo seu Conselho Nacional, vinculado à OCB/AC, e tem como finalidade promover e executar ações em três eixos: a formação profissional, o monitoramento e a promoção social no âmbito do estado do Acre.

Missão

Promover a cultura cooperativista e o aperfeiçoamento da gestão para o desenvolvimento das cooperativas acreanas.

Nosso papel é disseminar boas práticas do setor, inspirando o conjunto das cooperativas a fazer seu melhor, com ainda mais transparência na gestão e legalidade no funcionamento.

Mapa estratégico

O Sescoop trabalha pela sustentabilidade do cooperativismo. Venha conhecer nossas estratégias para um caminho de sucesso nos próximos anos.

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Atuação

O Sescoop contribui para a autogestão da sua cooperativa, garantindo maior competitividade e, principalmente, o atendimento aos interesses dos cooperados. E não importa aonde você quer chegar, o desenvolvimento humano está no centro do trabalho realizado pelo Sescoop. Com base na realidade da sua cooperativa, identificamos junto com você quais são as melhores soluções. Ganha o colaborador, ganha o cooperado, ganha a cooperativa. Para transformar os ideais cooperativistas em atitudes, trabalhamos em três áreas: monitoramento das cooperativas, formação profissional e promoção social dos cooperados e suas comunidades. Saiba mais sobre nossas ações para apoiar as cooperativas em seus objetivos econômico e social.

Atribuições

Como órgão de representação política das cooperativas acreanas, o Sescoop/AC tem, entre outras, as seguintes atribuições:

  • Acompanhar as cooperativas na perspectiva de contribuir para a melhoria do processo de gestão;
  • Planejar, executar e acompanhar a política de capacitação profissional direcionado para o cooperativismo;
  • Desenvolver a promoção social voltada para os empregados, cooperantes e seus familiares;
  • Estabelecer parcerias com instituições públicas e privadas, nacionais e internacionais.

MONITORAMENTO

Conjunto de atividades integradas de diagnóstico e acompanhamento da identidade, da governança, da gestão e do desempenho para subsidiar o planejamento das ações que visem ao desenvolvimento sustentável das cooperativas.

FORMAÇÃO PROFISSIONAL

Conjunto de atividades que visam a desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias à qualificação profissional e ao desenvolvimento humano, contribuindo para o desenvolvimento sustentável das cooperativas.

PROMOÇÃO SOCIAL

Conjunto integrado de ações com enfoque educativo para promover a cultura da cooperação, o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, contribuindo para o desenvolvimento sustentável das cooperativas e, consequentemente, de suas comunidades.

Dessa forma, a contribuição do Sescoop para o desenvolvimento organizacional das cooperativas é sustentada por meio de três entregas (diagnóstico, conhecimento, desenvolvimento humano), integradas e inter-relacionadas, conforme imagem abaixo:

PROGRAMAS DE DIAGNÓSTICO

É também por meio dos programas de monitoramento que o Sescoop/AC orienta e contribui para a qualidade da gestão, permitindo que nossas cooperativas alcancem resultados cada vez mais satisfatórios – sempre com foco na preservação e no compartilhamento dos princípios cooperativistas.

PAGC – Programa de Acompanhamento da Gestão Cooperativista

No universo da gestão existe uma palavrinha meio complicada, mas com um significado muito importante: compliance ou, traduzindo para o bom e velho português, “estar em conformidade” (dentro do padrão de qualidade do mercado). Pois o cooperativismo brasileiro já conta com um serviço exclusivo de avaliação de compliance: o Programa de Acompanhamento da Gestão Cooperativista (PAGC).

O programa faz uma rodada de avaliações que revela o quanto sua cooperativa está alinhada ao mercado em relação às questões societárias, aos princípios e às boas práticas de trabalho cooperativista. E o que se ganha com isso? Quem não estiver em conformidade pode traçar um planejamento para melhorar. Quem já estiver com o dever de casa em dia pode se preparar para alçar voos cada vez maiores. Afinal, a conformidade diminui muito os riscos de uma operação, aumentando significativamente as chances de sucesso.

PDGC – Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas

O Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC) é um dos programas do Sescoop voltados ao desenvolvimento da autogestão das cooperativas. Seu objetivo principal é promover a adoção de boas práticas de gestão e de governança pelas cooperativas.

O Programa é aplicado por meio de instrumento de avaliação, que permitem um diagnóstico objetivo da governança e da gestão da cooperativa. É realizado em ciclos anuais, visando à melhoria contínua a cada ciclo de planejamento, execução, controle e aprendizado.

  • Presidente
  • Manoel Valdemiro Francalino da Rocha
  • Superintendente
  • Emerson Costa Gomes