Técnicos do Sistema OCB/Acre prestam assessoria à cooperativa Doce Mel

O superintendente do Sistema OCB/Sescoop Acre, Émerson Gomes, acompanhado pelo gerente de Desenvolvimento de Cooperativas, Rodrigo Forneck e de outros técnicos da instituição estiveram no último sábado, (15), na sede da Cooperativa de Produtoras e Produtores Agrícolas Doce Mel, localizada no município de Capixaba,  na comunidade Alcoobras, para acompanhar a Assembleia Geral Extraordinária (AGE).

Entre os assuntos debatidos está a reformulação da diretoria; a renovação do Conselho Fiscal; a atualização de pontos do estatuto; além da parceria com o poder público para o desenvolvimento da cadeia de produção dos cooperados.

O superintendente do Sistema OCB/Sescoop Acre, Émerson Gomes, relata que a cooperativa está localizada numa região grande e que precisa ser preparada para voltar às atividades.

“Identificamos no local 28 associações, o intuito é que todos esses produtores se associem à cooperativa para que tenhamos uma boa escala de produção e para que também possam participar de programas de incentivo do governo federal como o PAA e PNAE. Na reunião demonstramos algumas oportunidades de negócios, além de que queremos unificar produtores que queiram produzir e comercializar via cooperativa”, explicou.

Reestruturação da cooperativa

Instituída em 2006 a Cooperativa Doce Mel é do ramo agropecuário com atividade principal na produção de açúcar bruto, além das atividades econômicas secundárias como cultivo de cana-de-açúcar, abacaxi, mandioca, melancia, dentre outros.

A cooperativa já foi grande produtora de cana-de-açúcar e comercializava rapadura em grande escala no mercado local, entretanto, após problemas de gestão, veio à falência, tempos depois começaram a trabalhar com produtos da economia solidária e agricultura familiar.

O presidente da cooperativa Doce Mel, Naclir Damásio, explica que o apoio técnico dado pela OCB Sescoop/Acre é muito importante para que continuem com o desenvolvimento da cooperativa, além de que esse apoio ajuda a trazer mais credibilidade ao trabalho dos produtores.

“Agora estamos reestruturando a nossa cooperativa que estava parada e estamos mais uma vez dando as mãos, vamos participar de cursos de capacitação e acreditamos que a nossa produção de arroz, feijão, macaxeira, milho, banana e leite pode alcançar o mercado através da cooperativa”, pontuou.

Texto: Andréia Oliveira e Bruna Rosa

Compartilhe

Deixe seu comentário

ÚLTIMAS NOTÍCIAS