Socorro Neri destaca a importância do PNAE durante encontro com agricultores familiares

A Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte – SEE, juntamente com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural – Emater, a Secretaria de Estado de Produção e Agronegócio – Sepa, e Sistema OCB/SESCOOP-AC debateram a importância do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE com dirigentes das cooperativas e associações da agricultura familiar. O Encontro aconteceu no auditório do Sistema OCB/SESCOOP-AC na última quarta-feira, 08.

A Secretária Estadual de Educação, Socorro Neri, ressaltou a importância que o Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE tem para todos os alunos da educação básica (educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação de jovens e adultos) matriculados em escolas públicas.

“O fornecimento de alimentação por meio do PNAE contribui, sobretudo, para o crescimento e o desenvolvimento biopsicossocial, a aprendizagem, o rendimento escolar e a formação de hábitos alimentares saudáveis dos alunos, por meio de ações de educação alimentar e nutricional e da oferta de refeições que cubram as suas necessidades nutricionais durante o período letivo. A criação dessa política pública tem sido fundamental para a promoção da segurança alimentar e nutricional de milhares de alunos de toda a rede pública do estado do Acre.”

Socorro Neri destacou também a importância da aquisição de produtos da agricultura familiar por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar, regulamentado pela Lei nº 11.947, a qual determina que no mínimo 30% do valor repassado a estados e municípios pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para o PNAE, deve ser utilizado na compra de gêneros alimentícios diretamente do agricultor familiar, cooperativas e associações.

“A aquisição da alimentação escolar com a agricultura familiar tem promovido uma importante transformação na alimentação escolar, ao permitir que alimentos saudáveis e com vínculo regional, produzidos diretamente pela agricultura familiar, possam ser consumidos diariamente pelos alunos, e os esforços do Governo do Acre permitiram que o percentual de compras da produção familiar ultrapassasse o percentual mínimo de 30% exigido pela lei, o que valoriza ainda mais o trabalho do agricultor familiar em nosso Estado.” Disse.

Na ocasião, Socorro Neri esclareceu ainda, as principais dúvidas dos agricultores a respeito do Programa de Alimentação Escolar e colocou toda a equipe técnica da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte à disposição dos produtores para demais esclarecimentos. Os produtores, por sua vez, agradeceram a disponibilidade da Secretária em participar do encontro.

Agricultora Familiar

Compartilhe

Deixe seu comentário

ÚLTIMAS NOTÍCIAS