Sistema OCB Acre participa de evento com ministros para apresentação do projeto Rotas de Integração Sul-Americana

A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet e o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, estiveram no Acre nesta terça-feira, 9, para apresentar o projeto das cinco rotas de integração sul-americanas. A atividade aconteceu no auditório da Uninorte. O Sistema OCB foi representado no evento pelo Diretor do Ramo Agropecuário e Secretário Geral da OCB, Edilson Araújo.

O projeto Rotas de Integração Sul-Americana visa fortalecer o comércio do Brasil com os demais países sul-americanos e reduzir tempo e custos nas transações comerciais com países da Ásia. A proposta é encurtar caminhos e aumentar a competitividade das empresas para a exportação.

Na oportunidade, a ministra Simone Tebet detalhou o quadrante Rondon, que beneficia diretamente o Acre através do corredor interoceânico que leva aos portos do Peru e consequentemente o Oceano Pacífico.

“Precisamos integrar todos os Estados de fronteira da América do Sul para comprar e vender para lá. Mas para que nossa produção chegue mais rápido, mais barata e se torne mais competitiva no maior comprador brasileiro que é a China e o mundo asiático”, afirmou Tebet em evento de lançamento das rotas em Rio Branco.


 Oportunidade para as cooperativas
 
As novas rotas de integração possuem uma influência e importância essencial para as cooperativas do Acre, sobretudo porque o projeto pretende melhorar a infraestrutura de estradas, portos, aeroportos, e contribuir com a expansão de mercados além das fronteiras nacionais.


 
O Diretor do Ramo Agropecuário e Secretário Geral da OCB, Edilson Araújo, destacou a importância do projeto e o potencial que ele abre para o fortalecimento do setor cooperativista e para o desenvolvimento econômico e social do Acre.
 
“O evento foi extraordinário para o estado do Acre, os ministros vieram trazer boas notícias que vão impulsionar a economia e o desenvolvimento local. A ministra Tebet anunciou recursos para fazer desvio em Brasiléia, que vai ser o contorno para sair da cidade; além de termos a recuperação de 200 quilômetros da BR-364; a construção da ponte em Guajará Mirim nos próximos três anos, que vai ajudar na acessibilidade para a saída para o Pacífico. E outra boa notícia anunciada no evento pelo ministro Silvio Costa Filho foi o da operação de mais companhia aérea, a Azul Linhas Aéreas, que já começa a operar nos próximos dias e deve ajudar muito com o deslocamento dos acreanos para fora do estado, portanto, o evento trouxe muitos benefícios para o povo do Acre”, disse.

Texto: Andréia Oliveira e Amanda Oliveira

Fotos: Alice Hainã

Compartilhe

Deixe seu comentário

ÚLTIMAS NOTÍCIAS