Sistema OCB, ABDI e Coopercafé formalizam parceria para o desenvolvimento da cadeia produtiva do café

Em reunião realizada nesta segunda-feira, 21, em Brasília, o presidente do Sistema OCB do Acre, Valdemiro Rocha, o presidente da Coopercafé, Jonas Lima e a diretora da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial – ABDI, Perpétua Almeida, formalizaram parceria que visa desenvolver a produção do café na região do Vale do Juruá, no Acre.

O projeto tem como foco as boas práticas de sustentabilidade, novas tecnologias, reaproveitamento de áreas degradadas, reflorestamento, cooperativismo e um forte apelo social que visa melhorar a vida dos produtores.

Na ocasião, o presidente do Sistema OCB/Acre, Valdemiro Rocha, relatou a dificuldade que as cooperativas agroindustriais e extrativistas vem tendo para ter acesso aos recursos do Fundo Amazonia; Fundo do Clima; Fundo Social; todos dos BNDES. “Precisamos melhorar as regras de acesso aos fundos para possibilitar o acesso das cooperativas”, disse.

Sobre o FNO, Valdemiro informou que hoje os dois maiores desafios são a questão da regularização fundiária no meio urbano e rural, bem como a necessidade de aumentar o montante do fundo operado por cooperativas de crédito: passar dos atuais 10% para, no mínimo, 30%.

A diretora da ABDI, Perpétua Almeida, pontuou que a Agência atuar como articuladora juntos aos ministérios e órgãos governamentais para que os pleitos das cooperativas sejam alcançados.

De seu lado, o presidente da Coorpercafé, Jonas Lima, agradeceu a parceria da ABDI e também da OCB, no que se refere ao desenvolvimento da cadeia produtiva do café no Juruá.

“Quero agradecer ao nosso presidente Valdemiro Rocha, que tem nos ajudado a construir a cooperativa de negócios do futuro. Em termos práticos, já temos fruto dessa parceria R$ 600 mil para instalação de placas solares para manter a indústria do café, e para a estrutura de lavagem e secagem temos um valor para o próximo ano de R$ 4 milhões, resultado da parceria com a ABDI, a ex-deputada Perpétua Almeida e o deputado Edvaldo Magalhães, a quem externamos nossa eterna gratidão”, finalizou o presidente da Coopercafé.

Texto: Andréia Oliveira e Amanda Oliveira
Fotos: Assessoria ABDI

Compartilhe

Deixe seu comentário

ÚLTIMAS NOTÍCIAS