Secretário-geral da OCB Acre conhece práticas inovadoras durante visita técnica a feira internacional voltada ao agronegócio em Rondônia

Com o objetivo de conhecer práticas inovadoras e fortalecer a cultura do cooperativismo no estado, o secretário-geral da Organização das Cooperativas Brasileiras no Acre (OCB/AC), Edilson Araújo, realizou visita técnica em Ji-Paraná-Rondônia, de 24 a 27 de maio, durante a Rondônia Rural Show, feira internacional voltada ao agronegócio.

A feira, que já está em sua 10ª edição, contou este ano com a participação de mais de 20 cooperativas expondo seus produtos e serviços.

O secretário-geral da OCB Acre, que também presidente da Cooperativa de Produção Sustentável de Bovinos (COOPBEEF), vice-presidente da Credisis Capital Credi e diretor do Ramo Agropecuário do Sistema OCB/Sescoop Acre, destacou a importância da integração e troca de experiências.

“Essa integração é muito importante, a gente tem a oportunidade de conhecer experiências e práticas acessíveis e que podem ser aplicadas no dia a dia nas nossas cooperativas. Rondônia tem uma expertise no cooperativismo, sobretudo no ramo do agronegócio, no uso de tecnologia e inovação que podemos aplicar aqui no Acre e assim ajudar a desenvolver o setor”, disse.

Em entrevista concedida durante a visita técnica, Edilson Araújo lembrou a importância do cooperativismo para o desenvolvimento e a economia do país.

“O cooperativismo acima de tudo é a união de pessoas, a união de povos. Nós acreditamos que somente através do cooperativismo é que vamos conseguir atingir o objetivo de um povo mais humano, mais fraterno e com uma sociedade mais justa”, salientou.

Sobre o Ramo Agropecuário

O Ramo Agropecuário reúne cooperativas relacionadas às atividades agropecuária, extrativista, agroindustrial, aquícola ou pesqueira. Arroz, feijão, carne, legumes, ovos, leite, o cafezinho e muito mais é produzido hoje, em cooperativas. O cooperativismo agropecuário é um dos mais tradicionais ramos do modelo de negócios cooperativista.

No Acre, 33 cooperativas fazem parte deste ramo, elas geram empregos e movimentam a economia, contribuindo para o desenvolvimento das regiões onde atuam como um todo. Além disso, elas desenvolvem políticas e iniciativas que contribuem para tornar a sociedade mais justa e os valores humanos mais respeitados.

Em 2021, o Ramo Agropecuário somou 1.170 cooperativas. Com mais de 1 milhão de cooperados, o setor gerou 239 mil empregos diretos e movimentou recursos da ordem de R$ 230 bilhões, levando qualidade de vida para pessoas e desenvolvimento para todo o Brasil.

Compartilhe

Deixe seu comentário

ÚLTIMAS NOTÍCIAS