Presidente do Sistema OCB Acre participa de seminário nacional da Conab sobre programas de fortalecimento para a agricultura familiar

O presidente do Sistema OCB do Acre, Valdemiro Rocha, participou nesta segunda e terça-feira (22 e 23), em Brasília, do Seminário de Integração entre Universidades, Institutos Federais e Conab: “Diálogos sobre Formação em Compras Governamentais da Agricultura Familiar”.

O evento, promovido pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), teve como intuito realizar um nivelamento entre a equipe técnica da Conab e demais instituições presentes para que cooperativas e associações consigam ter mais acesso às compras e projetos governamentais direcionados aos agricultores familiares.

A abertura contou com a presença do Ministro do Desenvolvimento Agrário e da Agricultura Familiar (MDA), Paulo Teixeira; do presidente da Conab, Edegar Pretto; e outros diretores da Conab e de órgãos e instituições ligadas a produção e agricultura familiar. No primeiro dia de atividade, foram realizados painéis sobre as ações da Conab e o mercado de crédito de carbono para a agricultura familiar.

Na terça-feira, o presidente do Sistema OCB do Acre, Valdemiro Rocha, compôs a mesa de debates “Cooperativismo e Economia Solidária”, ao lado da Gerente Geral da Organização das Cooperativas Brasileiras, Fabíola da Silva Nader Motta, e do Coordenador Geral da Secretaria Nacional de Economia Popular e Solidária (Senaes), Ary Moraes, onde debateram a importância do cooperativismo para o desenvolvimento da produção e da economia do país.

“Os painéis sobre como organizar uma cooperativa e economia solidária, e agricultura familiar foram de grande relevância. Na minha participação, fiz uma síntese do que foi debatido, destaquei minhas impressões sobre as temáticas para o público presente, como professores de universidades e institutos federais engajados no assunto”, disse Rocha.

Programas executados pela Conab

O foco do evento foi apresentar programas e projetos executados pela Conab, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), um instrumento vital de fomento à agricultura familiar e combate à fome. O PAA opera por meio da compra direta de alimentos produzidos na agricultura familiar, que são destinados para instituições socioassistenciais.

Já o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) é uma política específica voltada para a alimentação escolar, sua principal finalidade é fornecer alimentação nutritiva e de qualidade aos estudantes das escolas públicas de educação básica do país. Cerca de 30% dos recursos repassados pelo governo federal para a alimentação escolar devem ser utilizados na compra de alimentos diretamente da agricultura familiar.

Além disso, temas como o Programa de Garantia de Preço Mínimo e os Sistemas Produtivos Quilombolas potencializam a economia solidária e o esforço contínuo para promover a equidade e o desenvolvimento inclusivo em todas as esferas da agricultura familiar. A perspectiva de gênero nas compras governamentais abordada reconheceu a importância da igualdade de oportunidades e do empoderamento das mulheres nesse contexto.

Cooperativismo e agricultura familiar no Acre

O Acre possui mais de 40 mil cooperados e 54 cooperativas ativas e regulares filiadas ao Sistema OCB, dessas, mais de 40 fazem parte do Ramo da Agricultura Familiar, um modelo de negócio coletivo que reúne produtores rurais, tem a importante missão de promover prosperidade não somente no campo, mas nas comunidades em que estão inseridos. Nesse contexto, o cooperativismo agropecuário tem a capacidade de promover ganho de escala, organização produtiva e poder de comercialização a pequenos, médios e grandes agricultores.

Texto: Andréia Oliveira e Amanda Oliveira

Fotos: Divulgação

Compartilhe

Deixe seu comentário

ÚLTIMAS NOTÍCIAS