Presidente da OCB participa de assinatura de Termo de Fomento do governo do Estado através da Funtac para apoiar cooperativas do Juruá

O presidente do Sistema OCB no Acre, Valdemiro Rocha, participou no sábado, 3, em Cruzeiro do Sul, da assinatura do Termo de Fomento destinado ao fortalecimento de cooperativas e associações do Vale do Juruá. O encontro foi promovido pelo Governo do Estado através da Fundação de Tecnologia do Estado do Acre (Funtac), por meio do Programa REM Acre – Fase II, que é coordenado pela Secretaria de Planejamento (Seplan), Funtac, Secretaria de Agricultura (Seagri) e Secretaria de Turismo e Empreendedorismo (Sete).

A presidente da Funtac, Iuçara Souza, ressaltou que o projeto é inovador e garante aos produtores um trabalho com mais qualidade. “É uma iniciativa inovadora, um projeto piloto em que o governo do Estado e parceiros visam propiciar às comunidades condições necessárias para que se estruturem e, consequentemente, desenvolvam-se. O termo de fomento garante aos produtores um trabalho mais célere e com mais qualidade. É uma forma de atender homens e mulheres que vivem da floresta e colaboram para mantê-la em pé”, ratificou Iuçara Souza, presidente da Fundação de Tecnologia do Acre (Funtac).

O repasse de mais de R$ 1 milhão, realizado pela Funtac, contempla as seguintes organizações: Cooperativa Coopercintra, que esteve representada na reunião pelo presidente Osmarino Souza; a Associação Amuralha, representada pela presidente Nataíres Ferreira; a Sociedade Acenom, representada pela presidente Eliana de Souza; e a Associação do Lago do Tapiri, representada pelo presidente José Francisco Pereira.

Na ocasião, o presidente do Sistema OCB, Valdemiro Rocha, destacou a importância do Termo de Fomento, que busca executar projetos que visam o beneficiamento e fortalecimento socioeconômico e ambiental de cadeias produtivas atendidas pelo órgão na regional do Juruá.

“O governo do Estado, por meio do Programa REM, tem sido um grande parceiro. Com os incentivos, os produtores melhoram a estrutura das associações e cooperativas, além de ampliarem seus conhecimentos. O uso da floresta para sobrevivência acontece, e de forma sustentável”, afirmou.

Programa REM Acre

O Programa REM é fruto de cooperação financeira entre os governos do Acre, da Alemanha e Reino Unido, por meio do Ministério Federal de Cooperação e Desenvolvimento Econômico da Alemanha (BMZ), e do Departamento de Segurança Energética e Net Zero do Reino Unido (DESNZ), por meio do KfW, para implementação de projetos voltados à conservação das florestas que, por meio de diversos órgãos, beneficiam milhares de produtores rurais, ribeirinhos, extrativistas e indígenas.

Com informações da Agência de Notícias do Acre

Compartilhe

Deixe seu comentário

ÚLTIMAS NOTÍCIAS