Presidente da OCB participa de agenda com ministro do Desenvolvimento Agrário e da Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, em Rio Branco, onde foram feitos anúncios de investimentos do governo federal para a agricultura familiar e regularização fundiária

O presidente do Sistema OCB Acre, Valdemiro Rocha, participou nesta quinta-feira, 11, de agenda com o Ministro do Desenvolvimento Agrário e da Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, e o presidente da Apex, Jorge Viana, que estão no Acre para anúncios de investimentos do Governo Federal para a agricultura familiar e regularização fundiária. O encontro aconteceu no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), em Rio Branco.

Na ocasião, foram anunciadas ações de responsabilidade do Incra, por meio da superintendência regional do Acre, também assinaturas de editais de seleção para assentamento de 260 famílias, marcando a retomada do assentamento de famílias; assinatura de protocolo de intenção para repasse de áreas urbanas remanescentes de projetos de assentamentos à SPU; visando dar maior celeridade aos processos de regularização fundiária urbana e entrega de títulos definitivos.

O Superintendente do Incra no Acre, Márcio Alécio, destacou os principais projetos do órgão a serem executados em 2024, como; os 3.700 créditos instalação (apoio inicial, fomento, fomento mulher, fomento jovem e recuperação ambiental) para cerca de 2.500 famílias, no valor estimado de R$ 30 milhões de reais; a arrecadação de 100 mil hectares de terras devolutas a serem destinadas prioritariamente para criação de assentamentos e áreas de regularização fundiária no ano; a criação de oito projetos de assentamento, com capacidade para 1.275 famílias e a ampliação da aplicação do crédito instalação para atendimento de 500 famílias com a construção de moradias.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é DSC09142-1024x683.jpg

Fortalecimento do cooperativismo

O Ministro do Desenvolvimento Agrário e da Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, destacou o papel do cooperativismo e fortalecimento de financiamento para as cooperativas da agricultura familiar, que atuam na manutenção da floresta em pé.

“Estamos aqui com o time todo para retomar as políticas, vi muitas coisas boas para serem estimuladas aqui no Acre, temos a missão também de multiplicar as cooperativas, financiar o plantio da agricultura familiar com o Fundo Amazônia, BNDES, Pronaf, o plantio dá resultado econômico e ajuda a recuperar a floresta e o papel que ela tem com o clima, temos como criar mais cooperativas e recuperar essas áreas degradadas”, disse.

Na oportunidade, o Presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), Jorge Viana, enfatizou que encontro foi um gesto de solidariedade e de atenção do governo do presidente Lula, do governo federal com os municípios do Acre.

“O governo do presidente Lula trouxe o socorro imediato quando tivemos as alagações, os ministros Valdez Góes e Marina Silva estiveram no Acre trazendo socorro e assistência para o nosso povo, mas agora, quando as águas baixaram, precisamos oferecer ajuda e soluções para as nossas prefeituras, e é isso que o ministro Wellington Dias hoje veio fazer. Ele anunciou aqui um programa que vai pagar 4.600 reais por família do ribeirinho que perdeu o que tinha, que foi muito prejudicado pela cheia, serão mais de mil ribeirinhos que vão ser socorridos, além disso, vai discutir com os prefeitos soluções para a recuperação dos municípios, entre outros ações”, disse Viana.

Ao seu lado, o presidente do Sistema OCB Acre, Valdemiro Rocha, agradeceu as instituições federais pelas ações voltadas às cooperativas, que fortalecem o desenvolvimento econômico e social do estado.

“Agradeço ao ministro Paulo Teixeira por colocar as cooperativas dentro da agenda do governo federal, dentro do MDA. O Incra também tem feito um trabalho extraordinário, pois quando o Incra faz a regularização fundiária os nossos cooperados passam a ter acesso as várias linhas de crédito, o trabalho da Conab em todo o Brasil também tem sido fantástico para o fortalecimento das cooperativas. Agradeço por todo o empenho em servir e levar serviços aos que mais precisam”, disse.

Participantes

Além dos citados, estiveram presentes no encontro da presidente substituta do Incra, Débora Mabel; o superintendente da Secretaria do Patrimônio da União (SPU), Tiago Mourão; superintendente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) no Acre, Alessandra Ferraz; o superintendente do Ministério do Desenvolvimento Agrário no Acre (MDA), Cesário Braga; A coordenadora do Movimento das Mulheres Camponesas (MMC), Geovana Castelo; o presidente da Central Única de Trabalhadores (CUT) no Acre, Edmar Batistla; o presidente da Associação dos Servidores do Incra, Manoel Lopes; o representante do Sindicato dos Peritos Federais do Incra no Acre, Francisco Ivan, e o presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Acre (Fetacre) e da Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Contag), Antônio Sergione.

Texto: Andréia Oliveira e Amanda Oliveira

Fotos: Alice Hainã

Compartilhe

Deixe seu comentário

ÚLTIMAS NOTÍCIAS