OCB participa de reunião na Conab Acre para debater certificação de fornecedores do PAA

Em reunião realizada na sede da Companhia Nacional de Abastecimento no Acre (Conab), nesta terça-feira (18), técnicos da Vigilância Sanitária estadual, municipal, Anvisa, representante do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), gabinete do deputado estadual Pedro Longo, Unisol Acre, Sistema OCB/Sescoop Acre, debateram estratégias para o processo de certificação de estabelecimentos e fornecedores cadastrados na instituição para fornecer para o Programa de Aquisição de Alimentos – PAA.

Segundo a Superintendente da Conab Alessandra Ferraz, a reunião foi essencial para o diálogo com os órgãos fiscalizadores dos produtos do PAA. “A finalidade dessa reunião é o diálogo direto com as instituições envolvidas nos processos de inspeção e certificação do PAA, a Conab compra produtos in natura e processados, e como são alimentos que dependem da vigilância sanitária, tivemos a iniciativa de fazer essa reunião”, explicou.

Grupo de trabalho para apoio a cooperativas e associações

A discussão também buscou identificar problemas pelos quais associações e cooperativas enfrentam para ter acesso ao programa. Alessandra Ferraz disse que com os apontamentos debatidos na reunião, será criado um grupo de trabalho para apoiar essas entidades.

“A ideia é criarmos um grupo de trabalho com as instituições envolvidas nesse processo, objetivando um diagnóstico para identificar os maiores problemas de forma a resolver e apoiar as entidades da agricultura familiar no que diz respeito ao processamento desses alimentos”, pontuou.

O representante do Sistema OCB/Sescoop Acre, Márcio Aquino, ressaltou a importância da iniciativa da Conab de buscar soluções para problemas que afetam os pequenos produtores, associações e cooperativas, no que se refere a adequação as normas sanitárias e a legislação para conseguir vender para programas de governo como o PAA e o PNAE.

“Nas visitas que fazemos nas cooperativas e propriedades rurais, vemos que esse é um problema quase que unanime, os produtores precisam de apoio técnico para se adequarem as normas sanitárias e assim possam vender seus produtos para esses programas de governo, de nossa parte, no Sistema OCB/Sescoop, seremos parceiros desse grupo de trabalho em busca de soluções que possam ajudar as cooperativas e os produtores”, afirmou.

Sobre o PAA

O PAA, programa do Governo Federal, tem o objetivo de promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar. O programa compra alimentos através de licitação e os destina a pessoas em insegurança alimentar e nutricional, atendidas pela rede socioassistencial, equipamentos públicos de segurança e pela rede pública filantrópica de ensino. Neste ano, 40 projetos foram cadastrados na Conab Acre com vistas a fornecer para o PAA.

Texto: Andréia Oliveira e Amanda Oliveira

Fotos: Amanda Oliveira

Compartilhe

Deixe seu comentário

ÚLTIMAS NOTÍCIAS