OCB Acre discute parceria com Ufac para implantação de Observatório do Cooperativismo

Em reunião com a reitoria da Universidade Federal do Acre nesta quinta-feira, 28, representantes da Organização das Cooperativas Brasileiras no Acre (OCB-AC) discutiram parcerias para a implantação do Observatório do Cooperativismo, projeto que visa fomentar o cooperativismo no âmbito acadêmico.

Na oportunidade, o presidente do Sistema OCB Acre, Valdemiro Rocha, explicou que a implantação do Observatório no Estado que o objetivo de trabalhar o conhecimento acadêmico sobre os setores do cooperativismo, estimulando a pesquisa e extensão na Ufac e conhecimento à comunidade externa.

“A ideia do Observatório do Cooperativismo é gerar conhecimento sobre as cooperativas atuantes nos setores da economia, como agropecuário, crédito, entre outros. O cooperativismo atua em várias áreas, esse projeto vai fazer com que se tenha conexão entre o setor privado e a universidade, além disso um dos focos principais é levar conhecimento para a comunidade”, disse.

Com a proposta apresentada, o vice-reitor da Universidade, Josimar Batista, se colocou à disposição para apoiar o projeto e orientou quanto a formalização do protocolo de intenções para que o Observatório do Cooperativismo seja implantado. “É fundamental nascer um grupo de pesquisa e um Observatório com o aspecto maior de extensão, eu ficaria muito feliz de contribuir com esse processo”, acrescentou.

Laboratório de Estudos Geopolíticos da Amazônia Legal

Na oportunidade, também foi apresentado à reitoria da Universidade o projeto do Laboratório de Estudos Geopolíticos da Amazônia Legal (LEGAL), que está sendo implementado no Acre e reúne pesquisadores de Instituições de Ensino Superior dos estados pertencentes à Amazônia Legal e atua no campo da ciência política focado na produção acadêmico-científica, com pesquisas que apontam indicadores políticos, econômicos e sociais da região.

Na Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) o Observatório do Cooperativismo já atua dentro do LEGAL e são referências para que sejam implantados observatórios em outros Estados do país. Eles fomentam o cooperativismo através de pesquisas com conhecimentos sob o tema.

Participantes

Além dos citados, também participaram da reunião o Gerente de Desenvolvimento de Cooperativas do Sistema OCB Acre, Rodrigo Forneck; o Prof. no Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Ufac e Doutor em Processos Políticos Contemporâneos, Ermício Sena, e a Professora Adjunta no Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Ufac e Doutora em Ciências, Luci Teston.

Texto e Fotos: Amanda Oliveira

Compartilhe

Deixe seu comentário

ÚLTIMAS NOTÍCIAS