No Horto Florestal, VIII edição da Ecoflores conta com programação diversificada para o público

A feira vai até domingo e a entrada é gratuita

Com apresentações culturais, serviços de saúde e comercialização de produtos regionais variados, alimentação e brinquedos, foi aberta oficialmente nesta quarta-feira, 28, a VIII edição da Ecoflores, Feira de Economia Solidária e Popular, o evento vai até domingo, 2 de julho, no Horto Florestal, das 8h da manhã às 20h. São 150 expositores do Brasil, Peru e Bolívia expondo e comercializando produtos dos segmentos da agricultura familiar, artesanato, alimentação, economia criativa, artes plásticas, bazar, movelaria, cerâmica e brinquedos fazem parte do evento.

A Ecoflores foi construída de forma coletiva com organizações sociais e instituições governamentais, um espaço para a família, que podem entrar de forma gratuita e aproveitar o que o ambiente tem de melhor a oferecer.

Durante o ato de abertura, que contou com a presença de diversas autoridades, o presidente da Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários (Unisol Acre), Carlos Omar, fez questão de agradecer a ajuda de todos os parceiros que fizeram possível a realização do evento. “Quero agradecer a todos parceiros e parceiras que estão ajudando, contribuindo para essa grande festa da economia solidária e popular, nesse momento de retomada das políticas públicas de fortalecimento da economia solidária, nosso papel também é trabalhar para o desenvolvimento e sustentabilidade de todos nós, declaro aberta oficialmente a VIII edição da Ecoflores”, disse.

A Prefeitura de Rio Branco foi representada na solenidade pelo Coronel Ezequiel Bino, secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Tecnologia e Inovação, que ressaltou o significado da feira para as famílias. “Que honra e responsabilidade estar aqui representando o prefeito Bocalom. Isso aqui significa trabalho para as famílias, dignidade. Estamos aqui para garantir que os senhores trabalhadores e trabalhadoras tenham condições de levar dignidade as suas famílias”, salientou.

Cooperativismo presente

A Organização das Cooperativas Brasileiras no Acre (OCB/AC), esteve representada no ato pelo Gerente de Desenvolvimento de Cooperativas, Rodrigo Forneck, que enfatizou a importância desse momento para o cooperativismo e a economia solidária. “Para o Sistema OCB/Sescoop do Acre é uma alegria estar fazendo parte desse projeto, a gente percebe uma mudança no tempo, a economia solidária volta a mesa central das discussões como política pública, essa feira simboliza a retomada de uma agenda nacional em prol da economia solidária. Estamos com diversas cooperativas participando do evento, apresentando e comercializando seus produtos nesse que é um importante espaço de negócios também. Em nome do presidente da OCB, Valdemiro Rocha, que não pode estar presente aqui hoje, reafirmo nosso compromisso com o fortalecimento da economia solidária e popular e com o cooperativismo acreano”, afirmou.

Frente Parlamentar de Apoio ao Cooperativismo (Frencoop)

O deputado estadual Pedro Longo, presidente da Frente Parlamentar de Apoio ao Cooperativismo na Assembleia Legislativa do Estado do Acre, destacou a importância do evento para o fortalecimento da economia solidária e popular. “O nosso gabinete se sente honrado em poder participar desse tipo de iniciativa, vamos ter a oportunidade de estar visitando, conhecendo e adquirindo produtos maravilhosos que estarão à disposição e a venda”, disse.

Programação

Como parte da programação do evento, acontece nesta sexta-feira, 30 de junho, das 8h às 12h, no galpão do Horto Florestal, o Seminário Internacional “Fortalecimento da Economia Solidária, Popular e Agricultura Familiar como estratégia para o desenvolvimento sustentável”, espaço para palestras e discussões que vai reunir representantes de diversas instituições para debater essa temática. A atividade contará com a presença do coordenador-geral de parcerias da Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes), do Ministério do Trabalho e Emprego, Ary Moraes.

Serviços oferecidos à população

A gestão municipal estará na feira oferecendo diversos serviços aos visitantes da Ecoflores, no sábado, 1 de junho, das 14h às 17h, a população vai poder realizar aferição da pressão arterial, atualizar o cartão de vacinação contra a Covid e Influenza, terá atendimentos odontológicos, entre outros. Também haverá muita informação e conscientização, entre eles: apresentação de projetos de empreendedorismo e saúde nas escolas, conscientização sobre o Mês Lilás de Combate a Violência Contra o Idoso, atividades físicas com grupos da terceira idade, jogos educativos e exposição de equipamentos tecnológicos.

Apresentações culturais

A programação cultural nos cinco dias de feira estará sob a responsabilidade da Secretaria de Meio Ambiente (SEMEIA) e Fundação Garibaldi Brasil (FGB), que vai oferecer ao público o melhor da música popular brasileira com apresentações de artistas locais.

Realização

Sendo uma forma de fortalecer a economia solidária e de geração de renda na cidade de Rio Branco, além de uma diversão e fomentação de informação de qualidade para o público, a VIII Ecoflores é uma realização da Unisol Acre, em parceria com o Sistema OCB/Sescoop Acre, a Reaja, Gabinete do deputado estadual Pedro Longo, Governo do Estado e Prefeitura de Rio Branco, ex-deputado estadual Daniel Zen e ex-deputado federal Leo de Brito, que destinaram emendas para a realização da atividade.

Texto: Andréia Oliveira e Amanda Oliveira

Fotos: Amanda Oliveira

Compartilhe

Deixe seu comentário

ÚLTIMAS NOTÍCIAS