Membros da Coopervel recebem certificação de curso sobre Cooperativismo

Dando continuidade à série de cursos de capacitação voltados para o aperfeiçoamento de cooperativas e cooperados filiadas ao Sistema OCB/Sescoop Acre, teve encerramento no último sábado (3), o módulo III do curso de “Cooperativismo para Associados de Cooperativas de Transporte” ministrado para membros da Cooperativa de Proprietários de Veículos do Estado do Acre – Coopervel. A capacitação teve início do dia 29 de abril e carga horária de 24 hora/aula.

Os facilitadores do curso, Valdemiro Rocha e Emerson Gomes, presidente e superintendente do Sistema OCB/Sescoop no Acre, respectivamente, explicam que o objetivo é qualificar mão de obra para o cooperativismo, bem como promover a profissionalização das cooperativas por meio de oferta de soluções de desenvolvimento organizacional.

“Estamos cumprindo com uma das principais missões do Sistema OCB/Sescoop que é investir em qualificação da mão de obra e profissionalizar a governança e a gestão do sistema cooperativo. Temos ofertado vários cursos para nossas cooperativas como forma de incentivar o desenvolvimento organizacional das cooperativas e dos cooperados”, explicou Valdemiro Rocha.

Para o presidente da Coopervel, Raimundo Oliveira, o curso tem grande importância, uma vez que esclarece dúvidas e orienta sobre as atribuições de uma cooperativa e sua função social.

“A cooperativa é um negócio com metas e objetivos a serem seguidos, na qual a qualificação é eficaz para ensinar o cooperado a entender de fato no que ele está vinculado. Quando todos compreendem o que é o cooperativismo, todos vão estar mais envolvidos e cientes de suas responsabilidades e obrigações perante a nossa cooperativa”, disse.

O cooperado Wolney Bispo comenta que o curso foi muito bom para abrir a mente de todos os cooperados porque geralmente as pessoas não tratam a cooperativa como sendo sua e sim como uma forma de emprego, o que não é. “Como todos leram o estatuto, a nossa visão mudou porque agora sabemos que a cooperativa é nossa, onde todos podem compartilhar de ideias e opiniões”, comentou.

A educação, formação e informação rege o quinto princípio do cooperativismo que destaca a importância da formação de seus membros para contribuir no desenvolvimento de suas cooperativas.

Compartilhe

Deixe seu comentário

ÚLTIMAS NOTÍCIAS