Investimento da Fundação Banco do Brasil possibilita ampliação de agroindústria da cooperativa Cooperaçaí

As obras de ampliação da agroindústria da Cooperativa de Trabalho de Produção e Comercialização de Produtos Agroextrativista da Vila Campinas do Município de Plácido De Castro – Cooperaçaí se encontram em fase de conclusão, e todo esse processo só está sendo possível graças à parceria de importantes instituições, como a Fundação Banco do Brasil, que investiu cerca de R$ 390 mil em recurso não reembolsável na estruturação da agroindústria, o Sistema OCB-Sescoop/AC e o Governo do Estado do Acre.

Criada no ano de 2013, e localizada em Vila Campinas, produtores rurais que viam no cooperativismo uma oportunidade de valorizar a produção e garantir o sustento, apostando na organização coletiva, a Cooperaçaí trabalha com a produção e beneficiamento de polpas de frutas regionais e açaí, realizando a comercialização para servidores de instituições públicas e privadas nas cidades de Rio Branco e Acrelândia e revendedores que comercializam os produtos na comunidade local.

Expectativas em relação ao futuro da cooperativa

Os cooperados receberam a notícia da ampliação da Cooperativa com muita alegria, e a cada resultado observado, a esperança de ver o negócio crescer, só aumenta, é o que diz Maria Antônia, associada da Cooperaçaí a um ano.

“A Cooperaçaí hoje representa muito em minha vida e na vida da minha família, é através dela que tiramos o nosso sustento. Receber a notícia de que nossa agroindústria iria receber o investimento da Fundação Banco do Brasil renovou nosso sentimento de esperança de que a partir de agora nossos trabalhos irão melhorar.” Disse, Maria.

Maria Antônia

Fátima Dantas, produtora cooperada a quatro anos, conta que desde o início da constituição da cooperativa sempre foi muito difícil desenvolver as atividades por conta da falta de apoio das autoridades, principalmente, e acrescenta que o investimento da Fundação Banco do Brasil é motivo de alegria.

“Quando soubemos que a Fundação Banco do Brasil resolveu nos ajudar, ficamos muito felizes, quem não ficaria, não é? Eu achava muito difícil ver isso tudo que está acontecendo hoje com a nossa cooperativa, é gratificante. De agora pra frente eu acredito que tudo vai melhorar. Já recebemos interesse de outros produtores em se associar, e esse número vai aumentar ainda mais, só temos a crescer de agora em diante.” Declara.

Fátima Dantas

Para Maria Betânia, cooperada a cinco anos, a expectativa em ver o resultado da conclusão da ampliação da agroindústria é grande, afinal o sonho é antigo.

“Tenho certeza que essa ampliação é uma grande evolução para nossa cooperativa, não só para nós que já vivemos desse negócio, vamos poder ajudar outras famílias, gerando empregos, e através desses empregos outras pessoas irão ajudar suas famílias, tenho certeza que a Cooperaçaí será uma mãe para muitas famílias nessa comunidade.” Ressalta.

Maria Betânia

O recurso investido pela FBB foi utilizado na aquisição de equipamentos para beneficiamento dos produtos comercializados, gestão do projeto e melhoramento na estrutura física da agroindústria.

Parcerias

Após os investimentos da Fundação Banco do Brasil, outros parceiros agregaram esforços para melhorar o desenvolvimento dos trabalhos na cooperativa, um exemplo foi o investimento no plantio de frutíferas para reflorestamento feito pelo Governo do Estado através da Secretaria de Meio Ambiente – Sema, além da limpeza e manutenção do solo, atendendo a demanda dos cooperados, tais ações conjuntas irão ajudar os produtores e somam força no fortalecimento da economia local, ao todo foram beneficiados 12 produtores.

Vângela Melo, cooperada a dois anos, foi uma das produtoras contempladas com as mudas frutíferas.

“Depois do investimento da Fundação, o Governo nos beneficiou com as mudas frutíferas, agora estamos fazendo nosso plantio, temos duas hectares de terra. Estamos muito felizes pois nós mesmos estamos fazendo o serviço e vamos poder tirar nossas polpas, é uma boa ajuda.” Conta a produtora.

Vângela Melo

O Sistema OCB/AC também tem sido indispensável para o desenvolvimento da cooperativa, além de indicar a Cooperaçaí como cooperativa em potencial para receber os investimentos da Fundação Banco do Brasil, vem executando ações de monitoramento e formação profissional.

Suelane Santiago, cooperada a três anos, agradece o Sistema pelo acompanhamento das atividades da cooperativa.

“Só temos a agradecer ao Sistema OCB/AC, que por meio do Sescoop/AC tem desenvolvido ações de capacitação, foi um dos órgãos que mais apostou em nossa cooperativa, esperamos que possa continuar nos ajudando para que possamos aperfeiçoar cada vez mais nosso negócio.”

Suelane Santiago

Os investimentos da fundação Banco do Brasil, somado os esforços dos demais órgãos parceiros contribuirão para o desenvolvimento da cooperativa, consequentemente gerando mais produção e renda para toda a comunidade local, mostrando que a força do cooperativismo pode mudar a realidade do meio em que essas pessoas vivem.

Confira o vídeo!

Compartilhe

Deixe seu comentário

ÚLTIMAS NOTÍCIAS