Dirigentes de cooperativas e colaboradores do Sistema OCB participam de imersão sobre o programa DNA Cooperativo

Profissionais do Sistema OCB do Acre e dirigentes de cooperativas participaram nesta terça-feira, 28 de maio, de uma imersão do Programa DNA Cooperativo. Alinhado ao pilar ESG, o Programa é uma das soluções de Desenvolvimento Social do Sistema OCB criado para fortalecer a cultura cooperativista. Através da promoção do quinto princípio do Cooperativismo (Educação, Formação e Informação), o programa visa fortalecer o entendimento dos cooperados e colaboradores de cooperativas em relação aos valores, princípios e modelo de negócios do cooperativismo, além de outras questões essenciais ao cooperativismo. A capacitação aconteceu na Sala de Treinamento da unidade, em Rio Branco.

Imersão
A partir dos diagnósticos dos programas de Monitoramento e construída em conjunto com o Sistema OCB e uma consultoria técnica especializada, a unidade do Acre convidou agentes estratégicos do cooperativismo no estado para participar de uma imersão e vivenciar de forma leve e lúdica os diferenciais do cooperativismo.

Durante o dia, o consultor Fábio Procópio, Mestre em Comunicação e Professor Convidado em MBAs na USP e UniSagrado com ampla experiência internacional de trabalho e consultoria empresarial, que ministrou o treinamento no Acre, aplicou a metodologia do programa, trazendo para o grupo a história, os valores e princípios do cooperativismo, cultura organizacional, cases de cooperativas, dinâmicas experenciais, tendências do mundo nos negócios, além de discussões sobre negócios com propósito e de que forma o propósito individual se conecta com os princípios e valores do coop.

“O cooperativismo é feito de pessoas para pessoas. Por isso, mais do que descobrir o propósito do cooperativismo, a imersão desenvolve o propósito de cada um que está aqui para que, com base na filosofia, princípios e valores do Movimento, auxiliem na sustentação e atuação estratégica para que a cultura cooperativista faça parte do dia a dia de todos dentro das cooperativas. Essa é a nossa 28ª turma do DNA Cooperativo, então nós já passamos mais de uma vez em alguns estados e agora chegamos aqui no Acre, o projeto tem como objetivo fazer essa reconexão das pessoas, das cooperativas e dos cooperados com o cooperativismo. Reascender essa chama com os princípios do cooperativismo, revisitar a história do cooperativismo e conectar essa história com a história de vida das pessoas, encontrar um porquê, provocar a reflexão de qual é o seu porquê com o cooperativismo. Então, a partir do momento que a gente se reconhece, conecta a nossa história com a história do cooperativismo, com os números de impacto do cooperativismo, a chance de alcançarmos nosso objetivo é muito maior. Estou muito feliz de trazer o DNA Cooperativo para cá”, finalizou o professor/facilitador.

Texto: Andréia Oliveira
Fotos: Alice Hainã


Compartilhe

Deixe seu comentário

ÚLTIMAS NOTÍCIAS