Cooperativa Laço Forte realiza aula inaugural de cursos de Cooperativismo

Serão beneficiados 80 cooperados.

A Cooperativa Laço Forte realizou neste sábado (22), a aula inaugural dos cursos de Cooperativismo, Gestão em Cooperativismo, Reciclagem Ambiental e Solda, no auditório da Livraria Paim, localizada no centro de Rio Branco.

Os cursos são destinados aos cooperados da Laço Forte e de outras cooperativas parceiras e tem como objetivo capacitar colaboradores e melhorar ações desenvolvidas pelas cooperativas. O projeto é realizado com recursos de emenda parlamentar destinada pelo vereador Raimundo Castro, no valor de R$ 60 mil e vai beneficiar 80 cooperados.

Na solenidade de abertura, o presidente da Laço Forte, Henrique Camargo, afirmou que os cursos são a realização de um sonho e que o cooperativismo está crescendo cada vez mais.

“Estamos realizando um sonho como cooperativa, é uma grande honra ver vocês aqui aceitando esse projeto. Nosso cooperativismo precisa estar sempre forte, sempre acima do que é visto, hoje estamos vendo um pouco disso. As cooperativas estão em desenvolvimento, queremos dar a possibilidade de crescimento para as menores, de outros ramos, que venham a somar ainda mais.”, disse.

O representante da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Tecnologia e Inovação da Prefeitura de Rio Branco, Manoel de Jesus, ressaltou a importância dos cursos para qualificação profissional e a possibilidade de geração de trabalho e renda para os participantes.

“Teremos aqui 80 cooperados de diversas cooperativas que vão ter a oportunidade de estar melhorando seu serviço através da capacitação, da inovação e da tecnologia, iniciativa dignar de parabéns, será uma parceria duradoura, contem com nosso apoio na Prefeitura de Rio Branco”, afirmou.

Representando o autor da emenda, vereador Raimundo Castro, que não pode estar presente por estar fora do estado, o professor Tadeu Coelho enfatizou o significado do cooperativismo. “O nome da cooperativa já diz, é cooperar, é associativismo, é cooperativismo. A gente se sente feliz com a parceria entre prefeitura, vereador e a cooperativa nesse projeto que visa qualificar mão de obra para o mercado de trabalho”, disse.

Trazendo a história da criação da Laço Forte e sua preocupação com os cooperados, o presidente do Sistema OCB/Sescoop, Valdemiro Rocha, também falou sobre a oportunidade da realização dos cursos.
“Esses cursos têm como objetivo beneficiar 80 cooperados. Essa iniciativa traz qualificação a cooperados que poderão melhorar suas condições de ocupação e renda. Eu acompanho a Laço Forte desde o início do seu surgimento, e é uma cooperativa que nasceu se preocupando em trazer benefícios para a sociedade, além disso, se preocupa com os cooperados. Ela nasce com esse perfil de colaboração, agora está avançando e levando qualificação para outras cooperativas. O que vai ser repassado para os alunos dará as condições necessárias para que eles possam desempenhar melhor suas funções, isso trará grandes ganhos para a Laço Forte, para a comunidade. Em nome do Sistema OCB agradecemos todo o empenho que a Laço forte vai fazer, que o vereador Raimundo Castro vai fazer, em parceria com a Prefeitura de Rio Branco e a Secretaria de Desenvolvimento. É com muito prazer que participo dessa aula de lançamento desses cursos”, disse.

Qualificação para cooperativas

Os cursos estão sendo ministrados para os cooperados da Laço Forte, mas também foram abertas vagas para colaboradores de outras cooperativas. Na aula inaugural estiveram presentes representantes das cooperativas: Catar (Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis e Reutilizáveis do Acre); Cooperplaste (Cooperativa de Trabalho de Embalagens Plásticas do Estado do Acre); Cooperacre (Cooperativa Central de Comercialização Extrativista do Acre); Acrepurus e Tropical Parquet, que receberam simbolicamente os kits didáticos da capacitação.

A representante da Cooperacre, Gilcilene Costa, disse que esse momento é importante para o cooperativismo e os cursos vão trazer aprendizado e melhora no trabalho diário. “É bem interessante esse momento que o cooperativismo está vivenciando agora. Trazer conhecimento para os presidentes e funcionários da cooperativa, para que eles saibam de onde vem os produtos que eles trabalham no dia a dia, para que o cooperado fortaleça seu aprendizado e melhoria no seu profissionalismo”, afirmou.

Sobre a Laço Forte

Criada em 2017, a cooperativa Laço Forte nasceu a partir da união de um grupo de militares da reserva e ex-militares do Exército Brasileiro, que ao longo da carreira adquiriram conhecimento teórico e prático em áreas como marcenaria, construção civil, serralheria, segurança e outros. Com isso, utilizam a cooperação com a intenção de promover postos de trabalho e o combate a exclusão social para seus cooperados. Atualmente, a Laço Forte desenvolve projeto de reforma de mobiliário escolar, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação.

Texto: Andréia Oliveira e Amanda Oliveira
Fotos: Alice Hainan

Compartilhe

Deixe seu comentário

ÚLTIMAS NOTÍCIAS