Sicredi pleiteia junto à Sudam aumento de recursos provenientes de fundos federais como o FNO e Fundo da Amazônia

Durante a “Cúpula da Amazônia”, evento realizado em Belém, no Pará, nesta quarta-feira (9), representantes da cooperativa de crédito Sicredi se reuniram com a Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) para debater a ampliação dos recursos federais provenientes de fundos federais como o Fundo Nacional de Financiamento do Norte (FNO) e o Fundo da Amazônia para as cooperativas e a ampliação do atendimento bancário em municípios da Amazônia. A reunião foi articulada pelo presidente do Sistema OCB/Acre, Valdemiro Rocha.

O encontro contou com a presença do presidente da Sudam, Paulo, Rocha, autarquia federal vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Regional que atua na fomentação de políticas públicas sustentáveis para os habitantes da Amazônia. Na ocasião, foi discutida a possibilidade do aumento de recursos provenientes do Fundo Nacional de Financiamento do Norte (FNO) e do Fundo da Amazônia para as cooperativas de crédito, um pleito levado pelo Sicredi.

Expectativa de ampliação na Amazônia

O colaborador da Sudam junto às cooperativas, ex-senador da República Sibá Machado, falou sobre a expectativa das cooperativas de crédito atenderem 75% dos municípios amazônicos e da responsabilidade da Sudam em colaborar com essa ampliação de serviços.

“Hoje, o Sicredi atinge 25% dos municípios da Amazônia e podemos chegar em 2030 atendendo 75% desses municípios. A diretoria da Sudam ficou bem impressionada com a responsabilidade de colaborar nas negociações para que as cooperativas de crédito possam prestar esse grande serviço social”, disse Sibá.

Sibá Machado também afirmou que foi discutida a possibilidade de as cooperativas de crédito realizarem parcerias com prefeituras e toda e a comunidade neste projeto.

Cooperativismo e desenvolvimento

A cooperativa de crédito Sicredi tem atualmente 7 milhões de associados e 3 mil agências presentes em todos os estados brasileiros. Em 2022, iniciou programas com o objetivo de levar desenvolvimento e conhecimento sobre qualificação profissional e cooperativismo. Os Comitês Mulher e Educação Financeira são programas que, respectivamente, buscam promover diversidade e fortalecimento do papel da mulher no cooperativismo e ensinar educação financeira a associados e comunidade em geral.

O presidente da Central Sicredi Centro Norte, João Spenthof, destacou a importância da ampliação das agências e da prestação de serviços para o desenvolvimento da Amazônia.

“Temos a possibilidade de aumentar a aplicação de recursos devido à grande rede de agências na Região Norte do país para os empresários e produtores rurais que vão de fato gerar desenvolvimento, produção, empregos e movimentar toda a economia desta região que tem um potencial enorme e que vai crescer muito acima da média brasileira nos próximos dez anos”, explicou.

O presidente enfatizou ainda sobre a importância do encontro e agradeceu o Sistema OCB do Acre que intermediou a realização da reunião. “A reunião foi articulada pelo nosso presidente da OCB/Acre, senhor Valdemiro Rocha, a quem fazemos questão de agradecer pelo apoio de sempre, vamos avançar bastante nos próximos anos com a articulação das OCB´s de toda a região norte do país. O cooperativismo anda lado a lado com o desenvolvimento, com a produção sustentável na Amazônia e busca melhorar a qualidade de vida dos cooperados e da sociedade em geral, através da fomentação de serviços e ajuda mútua” finalizou.

Texto: Amanda Oliveira e Bruna Rosa

Fotos: Assessoria

Compartilhe

Deixe seu comentário

ÚLTIMAS NOTÍCIAS