Cooperativa Árvores da Vida recebe capacitação para filetagem de pescado

Capacitar os produtores para o desenvolvimento das competências relativas ao processamento de pescado, atendendo às normas e procedimentos técnicos, de qualidade, higiene e saúde e de meio ambiente, é o objetivo do curso iniciado nesta quinta-feira, 23, no Instituto Federal do Acre, campus da Baixada da Sobral.

A iniciativa é uma demanda da Cooperativa dos Agricultores e Familiares Árvores da Vida (Cooperviva), localizada na estrada Transacreana, desenvolvida através da parceria entre a Organização Brasileira de Cooperativas (OCB/AC), Instituto Federal do Acre (Ifac) e o gabinete do deputado estadual Pedro Longo, presidente da Frente Parlamentar de Apoio ao Cooperativismo (Frencoop), e Emater.

Silvia Monteiro, coordenadora do gabinete do deputado Pedro Longo explica que a iniciativa de capacitar os produtores busca maximizar o aproveitamento dos pescados, bem como ampliar o consumo de peixes em nosso município e melhorar a renda dos produtores.

A capacitação terá duração de oito horas e será ministrada pelos professores do Campus Rio Branco Baixada do Sol, do Ifac, engenheiros de alimentos Guiomar Almeida Souza, Jefferson Henrique Tiago Barros, Genildo Cavalcante Ferreira Júnior, Hévea Monteiro Maciel, diretora de ensino, pesquisa e extensão do campus.

Na abertura do curso estiveram presentes o presidente da OCB/Acre, Valdemiro Rocha, Silvia Monteiro representando o deputado Pedro Longo e a professora Hévea Monteiro Maciel representando o diretor geral do campus Rio Branco, Mário Jorge Fadell e a reitora do Ifac, Rosana Cavalcante dos Santos.

Entre o conteúdo programático destaca-se: a psicultura como alimento; cuidados com a higiene; aspectos da legislação; critérios de responsabilidade técnica; o valor alimentar; caracterização do pescado; estrutura do corpo dos moluscos; rendimento de carcaça ou corpo limpo; entre outros.

A Cooperviva, presidida por Rozilene Figueiredo, comercializa uma média de três toneladas de pescado por ano em feiras e mercados de Rio Branco, além de se habilitarem para vender para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Compartilhe

Deixe seu comentário

ÚLTIMAS NOTÍCIAS