Cooperados da Cooperparquet concluem curso sobre cooperativismo

O último módulo do curso sobre cooperativismo ministrado para associados da Cooperativa de Trabalho, Produção de Bens e Serviços Cooperparquet, aconteceu no sábado (3), no auditório da Secretaria de Estado de Agricultura. A capacitação, oferecida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Acre (Sescoop/AC), teve início dia 29 de abril e possui carga horária de 24 hora/aula.

Os facilitadores do curso, Valdemiro Rocha e Emerson Gomes, presidente e superintendente do Sistema OCB/Sescoop no Acre, respectivamente, explicam que o objetivo é qualificar mão de obra para o cooperativismo, bem como promover a profissionalização das cooperativas por meio de oferta de soluções de desenvolvimento organizacional.

“Estamos cumprindo com uma das principais missões do Sistema OCB/Sescoop que é investir em qualificação da mão de obra e profissionalizar a governança e a gestão do sistema cooperativo. Temos ofertado vários cursos para nossas cooperativas como forma de incentivar o desenvolvimento organizacional das cooperativas e dos cooperados”, explicou Valdemiro Rocha.

O advogado Ronaldo Glaudio, especialista em Direito Cooperativista, veio do Rio de Janeiro para ministrar o módulo sobre esse tema, ele ressaltou a importância da capacitação.

“O foco é ajudar os cooperados a perceberem o que significa ser dono de uma cooperativa de trabalho, especialmente no sentido de que ninguém é dono sozinho e que ser dono de uma cooperativa envolve necessariamente a percepção do empreendimento coletivo, com regras de funcionamento que faça a cooperativa ser forte no mercado e diante dos concorrentes”, explica.

Na oportunidade, o gerente de Desenvolvimento de Cooperativas do Sistema OCB/Sescoop Acre, Rodrigo Forneck, reiterou o compromisso da instituição de investir na qualificação dos cooperados.

“A qualificação profissional é uma das missões do Sescoop, neste sentido, temos atuado fortemente e conseguido realizar muitos cursos nos últimos meses. Finalizamos esse com a participação de um advogado especialista em Direito Cooperativo e foi muito rica a participação dele para que cada cooperado entenda qual é o seu papel dentro de uma cooperativa, a nossa expectativa é que os cooperados saiam ainda mais preparados para disputar outros mercados, estou feliz porque estamos cumprindo com uma das missões do Sescoop, que é trabalhar a formação dos cooperados”, ressaltou.

Glenda Nogueira que faz parte da Cooperativa Cooperparquet, agradeceu pela oportunidade de fazer o curso. “Me ajudou a esclarecer dúvidas e agora terei mais conhecimento, saberei como me posicionar no momento certo conhecendo os meus direitos”, comentou.

Sobre a Cooperparquet
A Cooperparquet possui atualmente 55 cooperados e presta serviços para o Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE), Acreprevidência, Sicoob, Conselho Regional de Administração – CRA.

Compartilhe

Deixe seu comentário

ÚLTIMAS NOTÍCIAS