Cooperacre reúne lideranças e parceiros para atualização do plano estratégico para os próximos anos

A Cooperativa Central de Comercialização Extrativista do Acre (Cooperacre) reuniu nos dias 1,2 e 3 de agosto, lideranças de cooperativas, associações de produtores, sindicatos rurais e parceiros para o seminário de planejamento estratégico da rede para os próximos cinco anos.

O encontro foi realizado na sede da Cooperacre e teve metodologia específica para o momento, a atividade contou com palestras, definição de metas, ações e debates sobre os desafios, objetivos e parcerias com vistas a consolidação e crescimento da rede.

O presidente da Cooperacre, José de Araújo Rodrigues, destaca a importância do encontro como forma da cooperativa se preparar para um novo momento. “Fizemos um realinhamento de nossas ações, de nossas metas, uma parada necessária para ajustar nosso formato de trabalho com vistas a melhorar a gestão de nossas cooperativas e atuação conjunta. Os desafios desse novo tempo requer planejamento, organização e cada vez mais assertividade nos processos de gestão, estamos nos preparando pra isso para crescer e desenvolver cada vez mais nossa rede de cooperativas”, disse.

Cadeias produtivas

A Cooperacre trabalha com o beneficiamento da castanha-do-Brasil, borracha, polpa de frutas tropicais, palmito de pupunha e, em breve, com café, defendendo o desenvolvimento sustentável aliado à preservação da diversidade natural e cultural da Amazônia.

Os produtos da Cooperacre, oriundos de uma ampla rede de produtores e produtoras familiares agroextrativistas do bioma amazônico, e sendo produzidos em bases sustentáveis com agregação de valor em processos industriais com alto padrão de qualidade tem despertado interesse dos diversos mercados nacionais e mundiais.

Atualmente a Cooperacre possui 30 galpões comunitários para armazenamento, quatro galpões centrais e cinco indústrias para beneficiamento de castanha, polpas de frutas, palmito de pupunha e borracha. A Rede Cooperacre tem 22 associações e 14 cooperativas filiadas e atualmente exporta para nove países . Em 2022 movimentou mais de R$ 38 milhões em produtos agroextrativistas da sociobioeconomia da amazônia, beneficiando diretamente cerca de quatro mil famílias.

Parceiros

Participaram do encontro dirigentes e representantes de cooperativas, associações e sindicatos rurais e instituições parceiras como o Sistema OCB/Sescoop, GIZ, REM, KFW, SOS Amazônia, Fetacre, Conselho Nacional dos Seringueiros, Incra, Conab, MDA, Empresa Veja, entre outros.

Texto: Andréia Oliveira
Fotos: Assis Freire

Compartilhe

Deixe seu comentário

ÚLTIMAS NOTÍCIAS