Coopaeb realiza planejamento estratégico e traça metas para aumento da produção nos próximos anos

Com o objetivo de fortalecer as cooperativas singulares ligadas à Rede Cooperacre, a Cooperativa Central de Comercialização Extrativista do Estado do Acre, realiza nesta quinta e sexta-feira, 09 e 10 de novembro, no município de Brasiléia, uma oficina para elaboração de planejamento estratégico da Cooperativa Agroextrativista de Assis Brasil, Epitaciolândia e Brasiléia (Coopaeb), para os próximos cinco anos. Atividade é semelhante já foi realizada em outras cooperativas como a Cooperbonal, Cooperxapuri e tem calendário agendado para as demais.  

Do ramo agropecuário, a Coopaeb foi instituída em dezembro de 2005 e possui atualmente 280 sócios, a sua principal atuação no mercado é com castanha, borracha, frutas, e mais recentemente o café.

O presidente da Cooperacre e diretor do Ramo Agroextrativista do Sistema OCB, José Rodrigues de Araújo, explica o objetivo do encontro.

“Esse planejamento é um desdobramento do encontro que realizamos no início do ano com a participação de todas as cooperativas e associações do estado, e está sendo realizado com a participação de muitos parceiros, estamos pensando em soluções e estratégias para os próximos cinco anos, ou seja, até 2028, debatendo formas de melhorar nossa produção de borracha, castanha, frutas e café, neste sentido, a atividade tem como foco a definição de metas para o fortalecimento da organização interna da cooperativa com vistas a melhoria da capacidade de governança e gestão, além de intensificar a produção primária na região da Reserva Extrativista Chico Mendes, junto aos produtores de assentamentos, principalmente no segmento de frutos e café”, disse.

O presidente do Sistema OCB/Sescoop Acre, Valdemiro Rocha, enfatizou a importância de trabalhar com planejamento para obter resultados a curto, médio e longo prazo e ressaltou as parcerias que estão contribuindo para o fortalecimento do cooperativismo no estado.

“O trabalho que vem sendo realizado com as cooperativas através da parceria entre a GIZ e o Sistema OCB têm contribuído muito para o fortalecimento do cooperativismo no Acre, sem planejamento fica mais difícil alcançar resultados econômicos a curto, médio e longo prazo, estamos em processo de planejamento com várias cooperativas nesse momento, acreditamos que elas terão um salto de qualidade nos próximos anos, sobretudo no que se refere a gestão, governança e aumento da produção e novos mercados, o planejamento aponta tudo isso”, pontuou.

A atividade é feita através da parceria entre a Cooperacre, a GIZ – Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável e o Sistema OCB/Sescoop, e tem como facilitador o sociólogo e consultor Irailton Lima, participam cooperados, o presidente do Sistema OCB, Valdemiro Rocha e o presidente Cooperacre, José Rodrigues de Araújo.

Texto: Andréia Oliveira

Compartilhe

Deixe seu comentário

ÚLTIMAS NOTÍCIAS