Coopaeb apresenta resultados expressivos obtidos em 2023 e discute ações de incentivo às cooperativas da agricultura familiar

A Cooperativa Agroextrativista de Assis Brasil, Epitaciolândia e Brasiléia (Coopaeb) realizou no último sábado, 27, sua Assembleia Geral Ordinária (AGO), no município de Brasiléia, oportunidade em que a diretoria apresentou resultados expressivos da cooperativa obtidos em 2023 e aprovou a prestação de contas. Durante o encontro, também foram apresentados programas de apoio e incentivo às cooperativas de agricultura familiar, por parceiros institucionais como a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).


O presidente da Coopaeb, que também preside a Cooperativa Central de Comercialização Extrativista do Acre (Cooperacre), José Rodrigues de Araújo, destacou os impactos positivos da cooperativa para a geração de trabalho e renda, e para a preservação ambiental.


“Este momento é de grande importância para nós, nossos cooperados participaram do encontro que teve total transparência, receberam informações sobre o trabalho da Coopaeb, que beneficia mais de 400 famílias. A presença de parceiros como a OCB, sindicatos, associações, representantes de prefeituras e o Governo Federal foi fundamental. A Coopaeb registrou uma sobra líquida de quase 200 mil reais em 2023, recurso que será investido na cooperativa, conforme decisão dos sócios. Temos facilidade de dialogar com o poder público e vejo que essa é a saída para a conservação da floresta e das pessoas que vivem nela, gerando renda digna e cuidando do meio ambiente”, disse

Trabalho, renda e preservação da floresta
 
Representando o Sistema OCB na atividade, o gerente de Desenvolvimento de Cooperativas, Rodrigo Forneck, pontuou a importância da cooperativa para a ascensão de seus sócios e para a economia nos municípios em que atua.
 
“Um ponto que destaco na AGO da Coopaeb foi a realização de uma mesa de discussão sobre as principais cadeias produtivas que a cooperativa atua. Durante essa sessão foram abordados temas como a cadeia produtiva da borracha, com uma exposição exclusiva da empresa Veja sobre o valor do produto e expectativas para essa parceria. Também apresentações sobre a cadeia produtiva das frutas, destacando o fortalecimento da cooperativa. O destaque foi o olhar para o futuro, evidenciando o progresso e a ascensão da Coopaeb”, disse Forneck.

Parceria e incentivo à agricultura familiar
 
A superintendente da Conab no Acre, Alessandra Ferraz, esteve presente na atividade em Brasiléia, onde fez uma explanação acerca da Política de Garantia de Preços Mínimos para os Produtos da Sociobiodiversidade (PGPM-Bio), que garante um preço mínimo para 17 produtos extrativistas que ajudam na conservação dos biomas brasileiros: açaí, andiroba, babaçu, baru, borracha extrativa, buriti, cacau extrativo, castanha-do-brasil, entre outros; e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Na ocasião, a representante do órgão se colocou à disposição para inserir a Coopaeb no PAA.

Na Assembleia também foram debatidas pautas como a admissão, desligamento de sócios, eliminação e exclusão de cooperados e realizada a eleição e posse do novo Conselho Fiscal.

Texto: Andréia Oliveira e Amanda Oliveira

Fotos: Assessoria

Compartilhe

Deixe seu comentário

ÚLTIMAS NOTÍCIAS