Alunos do programa Aprendiz Cooperativo realizam workshop sobre o Setembro Amarelo

Encerrando as atividades alusivas ao mês de conscientização da saúde mental, emocional e prevenção ao suicídio, o Setembro Amarelo, alunos do Programa Aprendiz Cooperativo, do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/AC), realizaram nesta quinta-feira, 28, um workshop para debater a temática. A atividade contou a presença de representantes das cooperativas CapitalCredi e Sicoob Uni Acre que prestigiaram o momento.

O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a iniciativa acontece durante todo o ano. Atualmente, o Setembro Amarelo é a maior campanha anti estigma do mundo. Em 2023, o lema da campanha é “Se precisar, peça ajuda!” e diversas ações já estão sendo desenvolvidas.

O suicídio é uma triste realidade que atinge o mundo todo e gera grandes prejuízos à sociedade. De acordo com a última pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde – OMS em 2019, são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sem contar com os episódios subnotificados, pois com isso, estima-se mais de 01 milhão de casos. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia. 

Entre os jovens de 15 a 29 anos, o suicídio foi a quarta causa e morte depois de acidentes no trânsito, tuberculose e violência interpessoal. Trata-se de um fenômeno complexo, que pode afetar indivíduos de diferentes origens, sexos, culturas, classes sociais e idades. 

O superintendente do Sistema OCB/Sescoop Acre, Émerson Gomes, acompanhou a apresentação dos alunos e parabenizou a professora e os jovens pela iniciativa de debaterem esse tema, ele aproveitou para ressaltar a importância do programa para a formação e qualificação de jovens para o mercado de trabalho com foco no cooperativismo.

“Estou muito contente com o resultado desse projeto, a temática trata de um dos nossos princípios e desde já quero agradecer a todos por acreditarem nesse programa. Além disso, estamos há três anos seguidos recebendo uma premiação a nível nacional como o melhor programa de estágio do terceiro setor, uma prova do comprometimento de todos, espero que em 2024 possamos levar adiante o Aprendiz Cooperativo, melhorando ainda mais”, pontuou.

Para a professora responsável pela atividade, Jucirlane Catar, a ação tem como objetivo informar e conscientizar os jovens sobre o Setembro Amarelo, para que eles possam inclusive ajudar outras pessoas que passam por momentos de depressão e ansiedade.

“O objetivo é fazer com que eles se conscientizem sobre questões relacionadas à ansiedade, depressão, dificuldade de falar, assim como os levarem a pensar na contribuição social, que é um dos princípios do cooperativismo, para que possam contribuir com a sociedade em geral”, pontuou.

A gerente de Negócios da CapitalCredi, Mariana Machadou, que acompanhou o trabalho dos estudantes, avaliou a ação como sendo de grande relevância, uma vez que a sociedade vem enfrentando essa problemática que cada vez mais afetam jovens.

“Primeiramente parabenizo em nome da CapitalCredi, o trabalho do Sescoop que vem sendo desenvolvido com os menores aprendizes, esse trabalho vai influenciar de forma direta o desenvolvimento do nosso estado porque eles são o futuro para o nosso mercado de trabalho, e a conscientização do Setembro Amarelo em si é gratificante porque juntos eles são mais fortes”, disse.

A aluna Maria Clara, Menor Aprendiz na Unimed, enfatizou que a ação foi muito importante porque a temática engloba aspectos que envolvem o mundo inteiro. “Aprender a identificar não só em outras pessoas como em nós mesmo ajuda a prevenir muitas coisas como o suicídio. É importante ajudar pessoas que precisam do nosso apoio e como somos do cooperativismo, um Sistema que visa as pessoas se ajudarem mutuamente, queremos levar essa conscientização adiante em nossas vidas”, destacou.

De seu lado, Mateus Albuquerque, que também é Menor Aprendiz na Unimed Rio Branco, pontuou a importância de se debater e falar sobre esse tema e ressaltou que a prevenção de problemas relacionados a questões emocionais é fundamental para a prevenção dessas doenças que cada vez mais acometem jovens no mundo todo. “É uma questão que o cooperativismo visa, o cuidado pela comunidade, essa ação realizada está altamente relacionada com este princípio do cooperativismo”, destacou. 

Participaram da atividade o superintendente do Sistema OCB/Sescoop Acre, Émerson Gomes, a professora do Aprendiz Cooperativo, Jucirlane Catar, a gerente de Agência Sicoob Uni Acre, Rael França, Mariana Machado, a gerente de Negócios da CapitalCredi, Mariana Machado, Antônia da Silva, a gerente Administrativa da CapitalCredi, Antônia Silva, a supervisora Administrativa do Sicoob Uni Acre, Jairinéia Silva e os 17 alunos do Aprendiz Cooperativo.

Texto: Bruna Rosa e Andréia Oliveira

Fotos: Luã Braga

Compartilhe

Deixe seu comentário

ÚLTIMAS NOTÍCIAS