Alunos do Programa Aprendiz Cooperativo criam sites para fomentar a cultura do cooperativismo
Usar as novas tecnologias para incentivar jovens a conhecerem mais sobre o cooperativismo, esse é o objetivo da disciplina ministrada no curso Aprendiz Cooperativo, oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) no Acre.
A iniciativa é do professor Capergiane Brito, que ressalta a importância de tornar as aulas mais dinâmicas e fazer com que os alunos despertem o interesse para estudar e usar ferramentas digitais no dia a dia.
“Precisamos nos adaptar ao mundo digital e usar isso a nosso favor, e na educação não é diferente. Por isso, desafiamos os alunos a fazerem esse trabalho, apresentamos algumas ferramentas digitais disponíveis na internet, a partir daí incentivamos a criatividade e a inovação para a produção dos sites, e o resultado foi fantástico”, disse.

O programa Aprendiz Cooperativo visa a qualificação de jovens de 14 a 24 anos com aulas teóricas de Cidadania e Trabalho, Linguagem e Comunicação, Empreendedorismo, Informática, Cooperativismo, Matemática Comercial Financeira, Formação Humana e Científica, Introdução à Administração, Auxiliar Administrativo, e Apresentação para o Mercado de Trabalho, e também aulas práticas nas cooperativas três vezes por semana.
Maria Clara Macedo, Aprendiz da Cooperativa Unimed, criou a Cooperblog, um site onde o internauta vai encontrar informações sobre como funciona uma cooperativa, como forma de divulgar a temática para outras pessoas.
“Foi uma ótima experiência poder criar um site. No início foi difícil, depois vi que é bem fácil, colocamos em grupo a nossa criatividade para funcionar e o nosso conhecimento adiante por meio do site”, diz.

Para Mateus Albuquerque, Aprendiz da Cooperativa Unimed, a iniciativa foi muito enriquecedora, ele criou junto com seus colegas, o CoopBank, um site voltado para cooperativas de crédito.
“Esse conhecimento foi muito útil, sozinho eu não criaria um site, tudo foi feito em conjunto e todos cooperaram para a realização dessa ferramenta”, finalizou.

O resultado do trabalho foi apresentado nesta quinta-feira, 22, para técnicos do Sistema OCB Sescoop Acre, professores e colegas da turma do Aprendiz Cooperativo. As novas ferramentas serão apresentadas também nas cooperativas onde os estudantes atuam como colaboradores.
Texto: Andréia Forneck e Bruna Rosa
Fotos: Bruna Rosa