Investimento da Fundação Banco do Brasil acelera desenvolvimento da Cooperaçaí

Investimento da Fundação Banco do Brasil acelera desenvolvimento da Cooperaçaí

Criada no ano de 2013 por produtores rurais que viram no modelo cooperativista uma oportunidade de valorizar a produção e garantir futuro justo e próspero para a comunidade onde está inserida, nasce a Cooperativa de Trabalho de Produção e Comercialização de Produtos Agroextrativista da Vila Campinas do Município de Plácido De Castro – Cooperaçaí.

A Cooperaçaí trabalha com a produção e beneficiamento de polpas de frutas regionais e açaí, realizando a comercialização para servidores de instituições públicas e privadas na cidade de Rio Branco, Acrelândia e na comunidade local.

Buscando ampliar a sua capacidade de produção e armazenagem de polpas de frutas, aumentar a sua competitividade no mercado local e expandir seu quadro social, a Cooperaçaí, com apoio do Sistema OCB/AC e a empresa Master Ideias, participou do edital Plano Safra Segura da Fundação Banco do Brasil, tendo seu projeto aprovado e patrocinado no montante equivalente a R$390.622,00 não reembolsáveis.

Todo o recurso foi investido  pela instituição financeira, possibilitou a reforma e ampliação do espaço físico, aquisição de insumos e novos equipamentos, aprimoramento da gestão, produção e manejo de produtos, instalação software gerencial para controle de gestão administrativo financeiro e comercial.

Ao final da execução prevista no projeto Safra Segura, os cooperados celebram o resultado e sentem-se realizados com o crescimento do empreendimento, é o que diz a cooperada Sebastiana de Almeida Santiago.

"Melhorou muito o ambiente, agora não faz mais vergonha, é bonito,  tem o piso, o teto, antes  era chão e os equipamentos são mais adequados, através desse projeto melhorou muito."

Sebastiana de Almeida Santiago

 Já a cooperada Maria Betânia dos Santos, comemora as melhores condições no ambiente de trabalho e expansão do quadro social.

“Melhorou o ambiente, nós trabalhamos mais tranquilos, antes era muito calor, melhor a parte financeira e entrou novas pessoas."

Maria Betânia dos Santos

Deivide Santiago da Silva, notabiliza a ampliação, desenvolvimento e o crescimento da competitividade de mercado da cooperativa.

"O que a gente pode fazer é agradecer, o ambiente de trabalho era muito complicado, devido muitos problemas que tinha devido até a desorganização. Isso foi muito bom a ajuda do banco, tá cada vez mais crescendo,  estrutura está melhor, agora já está previsto vender para os colégios e já podemos vender para o mercado, pois a estrutura está legalizada"

Deivide Santiago da Silva

Para o presidente da Cooperaçaí Francisco, conhecido por Chico Loro, o investimento da Fundação do Banco do Brasil possibilitou o alcance de novos mercados e ampliação do quadro social.

"Estamos muito contentes, muito felizes com essa ampliação, esse benefício que veio para a gente, agora podemos participar do projeto do governo para entrega da merenda escolar. Vai melhorar muito, e iremos alcançar a nossa meta de cem cooperados.”

Francisco, presidente da Cooperaçaí

Os investimentos da fundação Banco do Brasil, contribuiram para o desenvolvimento do cooperativismo, gerando mais produção e renda para a comunidade local, mostrando que a força do jeito cooperativista de fazer negócio.

Conteúdos Relacionados