Finep e Garanticop tratam de investimentos e inovação com o Governo do Acre

A comitiva da Financiadora de Pesquisa e Projetos de Inovação (Finep), instituição ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e a Garantidora de Crédito Garanticoop se reuniram nesta quinta-feira, 20, com a vice-governadora do Acre, Mailza Assis e a equipe do governo, no Palácio Rio Branco, para tratar da possibilidades de investimentos nas áreas de inovação e tecnologia no estado.
 


O encontro fez parte da agenda articulada pelo Sistema OCB no Acre, Sudam e o Ministério do Desenvolvimento Agrário e da Agricultura Familiar no Acre (MDA), que juntos organizaram a vinda da Finep e Garanticoop ao Acre para apresentação de portfólio de projetos, ações e linhas de crédito que podem ser acessados por cooperativas, empreendimentos da economia solidária e empresas.

Na ocasião, a vice-governadora do Acre, Mailza Assis, enfatizou a importância do encontro para fortalecer parcerias e fomentar o empreendedorismo, os pequenos negócios, a implantação de novas tecnologias por meio da inovação, incentivando o microcrédito de forma sustentável e atuando diretamente na geração de emprego e renda e na economia local.
 
“O desenvolvimento do Estado passa por fases como o investimento em ciência, tecnologia, inovação e a liberação de crédito, especialmente para pequenos produtores. Essas parcerias são fundamentais e bem-vindas. Vamos estudar todas as propostas e, quem sabe, abrir uma grande frente de negócios e empreendedorismo. Isso dialoga com a proposta do governo do Acre de crescimento sem desmatamento, incentivando o microcrédito para pequenos empreendedores, aproveitando nossas riquezas dentro das normas ambientais e gerando emprego e renda”, disse.

Entre os encaminhamentos do encontro, o Governo do Acre se comprometeu a credenciar o estado nos programas da Finep, permitindo financiamento para empresas e empreendimentos, com a possibilidade de levantar R$ 50 milhões, que a Garanticoop se comprometeu a aportar em R$ 500 milhões.

O chefe do Escritório da Sudam em Brasília, Sibá Machado, destacou o trabalho das instituições e o empenho das equipes da Finep e Garanticoop no sentido de possibilidades de soluções que irão gerar resultados positivos no Acre, além de ressaltar o incentivo do Governo Federal para elevar o crédito no país.
 
“O presidente Lula decidiu elevar o crédito para todo o país, especialmente para quem mais precisa, no campo e nas cidades. A Sudam identificou oportunidades com a Finep, que oferece financiamento a juros mais baixos que os bancos locais, e com a Garanticoop, que propôs transformar cada real do governo em 10 reais, ideia bem recebida pela governadora. Agora, nós iremos trabalhar para concretizar isso”, afirmou.

O presidente do Sistema OCB no Acre, Valdemiro Rocha, destacou a junção das instituições para buscar soluções que podem impulsionar o cooperativismo e a economia do estado. “O que vemos aqui é a união e a boa vontade das instituições de governo, com a vice-governadora e diversos secretários e representantes de secretarias ligadas a inovação, produção, buscando soluções que podem ajudar a impulsionar a nossa economia, destacamos o empenho e a dispondo dos órgãos do governo federal para isso, uma agenda que traz bons resultados”, finalizou.

Equipes técnicas presentes
 
A reunião contou com a presença do presidente do Sistema OCB, Valdemiro Rocha; do superintendente do MDA no Acre, Cesário Braga; da superintendente da Conab no Acre, Alessandra Ferraz; dos secretários de Planejamento, Ricardo Brandão; de Indústria, Ciência e Tecnologia, Assurbanipal Mesquita; da presidente da Fundação de Tecnologia do Acre (Funtac), Iuçara Souza, representantes da Seagri, Emater, entre outras.

Texto: Andréia Oliveira e Amanda Oliveira
Fotos: Secom

Compartilhe

Deixe seu comentário

ÚLTIMAS NOTÍCIAS